Cuidados com suas joias
Por que a prata 925 escurece (oxida)?
O escurecimento da prata ocorre devido a um processo natural chamado oxidação. Pode acontecer reação química e escurecimento da prata em contato com a própria pele, geralmente no caso de pessoas que tenham ácido úrico elevado no organismo, ou pela própria transpiração corporal. Suor e gases existentes no ambiente, fazem joias em prata escurecerem, porque a prata reage a esses gases e compostos de enxofre, formando sobre ela uma camada de sulfeto de prata que tem cor escura. O contato da peça com cremes, perfumes, óleos, xampus, protetores solares e similares, também pode levar ao escurecimento da joia.
Como limpar sua joia em prata?
A forma mais correta pra limpar sua peça é usando o produto próprio para joias em prata. Indicamos o Monzi e a flanela mágica. O Monzi é um líquido eficaz e ideal para trazer o brilho de volta às suas joias.
Passo a passo de uso do Monzi:
– Limpe a sujeira da peça, lavando com detergente neutro e uma escova de dentes. Enxague bem a peça com água corrente.
– Com a ajuda de um secador, no jato frio, seque a peça.
– Coloque a peça em um recipiente de plástico e deposite o Monzi até cobrir a joia.
– Mexa o recipiente por aproximadamente 10 a 20 segundos.
– Devolva o Monzi para o seu recipiente de origem, pois ele é reutilizável.
– Lave novamente a peça com detergente neutro e uma escova de dentes e enxágue a peça.
– Seque a peça, com um secador no jato frio.
– Finalize passando a Flanela Mágica, para dar ainda mais brilho a joia.
Observação: o Monzi não deve ser utilizado em peças com acabamento envelhecido e nem em peças que tenham pedra leitosas, como madrepérola, ônix, turquesa, entre outras. Em peças de superfície lisa, não é necessário o uso do Monzi, basta a flanela Mágica para recuperar o brilho da joia.
Como manter sua prata sempre bonita?
A prata é um metal sensível, maleável e suscetível a choques, atritos e desgastes. Para conservar a boa aparência e preservar as propriedades originais da sua joia, é preciso atentar a algumas práticas:
– Certifique-se de que suas joias sejam as últimas a serem colocadas antes de sair e as primeiras que você deve retirar ao chegar em casa.
– Retire as joias antes de nadar, tomar banho, praticar esportes ou outras atividades físicas.
– Evite contato com cremes, perfumes e maquiagens.
– Guarde as joias em local limpo e seco, embaladas individualmente em saquinhos.
Como guardar sua joia em prata?
Separe as suas joias por tipo. Pulseiras não devem estar misturadas com brincos e anéis. E em especial os colares, gargantilhas e correntes precisam ser guardados separadamente para que não embaracem e acabem quebrando.
As joias devem ser guardadas uma a uma em caixas adequadas para joias, ou em saquinhos plásticos bem fechados, evitando a entrada de ar. Guardar as peças já usadas pode fazer com que elas fiquem amareladas com o tempo. Caso isto aconteça, não se preocupe. É só limpar da maneira adequada que elas ficarão como novas.